sexta-feira, 27 de junho de 2008

Posto da Ecoelce vira alvo de vândalos

Depois do quarto arrombamento, em 30 dias, os criminosos deixaram um recado: ´Isso é só o começo´.

O posto de coleta de material reciclável da Ecoelce, situado na segunda etapa do Conjunto José Walter, vem sendo atacado com freqüência por vândalos. Foram cinco arrombamentos nos últimos 30 dias. Para completar, por volta das 5 horas da manhã de ontem, além de mais uma invasão, foi registrado um princípio de incêndio, controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

O posto da Companhia Energética do Ceará (Coelce) do bairro, que oferece bônus para os clientes em troca de material reciclável, vem sendo alvo de furtos e, inclusive, ameaças.

Segundo Gilmário Faustino, coordenador do posto do José Walter, são coletados diariamente uma média de 920 a 1.100 toneladas de materiais recicláveis. São papéis, metais, vidros e óleo de cozinha, que no último mês têm chamado a atenção dos criminosos.

O coordenador contou que, na madrugada de segunda-feira, data do saque anterior ao princípio de incêndio registrado ontem, além de levar parte do material (em sua maioria metais), os vândalos derramaram óleo de cozinha por todo o depósito, deixando um bilhete com os dizeres: “Isso é só o começo”. Faustino acredita que os principais suspeitos sejam catadores de lixo das proximidades. “Eles passam aqui pela manhã dizendo que vão mandar queimar”, conta.

Conforme explicou, um entregador de jornais foi o primeiro a observar o fogo se alastrando pelo depósito, arrombado pela quinta vez ontem. O rapaz acionou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente chegou ao local e controlou as chamas. Além de uma viatura do Ronda do Quarteirão.

O delegado do 8º Distrito Policial, Tarcísio Coelho, afirmou que as investigações estão sendo realizadas e que já entrou em contato com o Ronda do Quarteirão para pedir auxílio na patrulha noturna do local. Mas ressaltou que as empresas que promovem a ação (Coelce e Ultrambiental) estão sendo “negligentes”.

Para Tarcísio Coelho, é inadmissível que não haja uma segurança permanente no posto. “Nós não podemos é deixar um policial 24 horas por dia lá, pois não é nossa obrigação”, disse o delegado.

A gerência de comunicação da Coelce informou que já está sendo adotada uma medida de segurança para coibir ações de vândalos. A partir de agora, nenhum material ficará dentro dos depósitos, sendo recolhidos, ao término do dia, para centros de triagem.

fonte: D.N (26/06/08)

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você