Roberto Monteiro, titular da Secretaria da Segurança Pública, anunciou ontem que as novas duas mil vagas para a Polícia Militar serão destinadas ao Ronda do Quarteirão
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, anunciou ontem que o concurso que garantirá mais duas mil vagas para policiais militares será somente para a ampliação do programa Ronda do Quarteirão. Eles atenderão às demais cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e a oito municípios do Interior (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Sobral, Iguatu, Itapipoca e Canindé).
O edital do concurso, assinado ontem pelo secretário, será publicado no diário oficial de hoje e em dez dias o período de inscrições deverá ser aberto. A intenção é que os policiais estejam atuando em janeiro de 2009.
A princípio, parte das vagas do concurso seria destinada à tropa de segurança normal do Estado. "Mas a intenção é acelerar a expansão do Ronda, por isso o governador (Cid Gomes) decidiu que as vagas seriam todas ao programa", afirmou o secretário.
Para isso, o processo seletivo será abreviado, passando para apenas duas fases, a prova escrita objetiva e a convocação para a academia. Vinte dias após o início das inscrições deve ser anunciado o dia do exame. Depois do resultado dos aprovados, serão cinco meses de curso de formação na Academia da Polícia Militar Edgar Facó. "Os testes psicotécnicos e de aptidão física estarão incluídos em disciplinas do curso", explicou o secretário.
Esses dois mil novos policiais terão dois meses a mais de curso do que os primeiros praças do programa Ronda do Quarteirão, que foram formados em três meses. "Esses policiais vão ter um tempo maior de treinamento, estarão melhor treinados". No entanto, o secretário afirmou que os 713 policiais formados no primeiro curso não deixaram de ver nenhum conteúdo. "Foi tudo repassado, mas em menos tempo. Não significa que eles aprenderam menos. Se há algum caso de má conduta, eles serão acompanhados e investigados".
E-MAIS
Na próxima quinta-feira, 12, o programa Ronda do Quarteirão será ampliado para as áreas restantes de Caucaia e Maracanaú. Serão 20 novas equipes. O lançamento será na rua Tobias Correia, esquina com rua 2, no Conjunto Vicente Arruda, ao lado do estádio Raimundão, em Caucaia.
"Com o lançamento, serão 122 equipes no Ronda atuando em Fortaleza (91), Caucaia (22) e Maracanaú (9). Os dois mil policiais militares que entrarão com o concurso anunciado esta semana integrarão mais 81 equipes do Ronda, sendo 15 para os demais municípios da Região Metropolitada e 66 para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Sobral, Iguatu, Itapipoca e Canindé."
fonte: Jornal O Povo (10/06/08)
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/795388.html




0 comentários:
Postar um comentário