segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Viatura Ronda Perde Controle e Bate

No último domingo (07/12/08), uma viatura do Ronda do Quarteirão perdeu o controle e bateu em uma casa, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. A colisão destruiu parte da parede da residência, mas não deixou nenhum ferido.

Segundo testemunhas, a viatura seguia em alta velocidade em uma perseguição a bandidos, quando os policiais perderam o controle do veículo. No momento da colisão, a dona-de-casa Valdênia Freitas e três crianças, de 3, 6 e 7 anos de idade, estavam na sala assistindo televisão. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o comandante operacional do Ronda do Quarteirão, coronel Túlio Studart, a responsabilidade do acidente será constatada pela perícia. Se a culpa for do motorista do veículo, a vítima deve entrar na Justiça com uma ação cobrando do Estado o ressarcimento do prejuízo.


fonte: Ultima Hora do Site Verdes Mares

domingo, 7 de dezembro de 2008

Ronda BAHIA

A Polícia Militar da Bahia,
implantou a segunda etapa do projeto "Ronda nos Bairros"
nos mesmos moldes do programa cearense.

foto ilustrativa do Ronda (Ceará)

Desde que o Programa "Ronda do Quarteirão" foi implantado no Ceará, o Estado não deixou de receber delegações e comitivas de oficiais e praças de Corporações militares de todo o país. Até mesmo, comandantes-gerais das Polícias Militares do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará além de um policial de Lisboa - Portugal visitaram o Estado.

Além de concluir cursos de aperfeiçoamento e habilitação, eles também querem conhecer de perto, este, tão bem sucedido, programa de policiamento comunitário, que tem 72% de aprovação da população cearense, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

E estas visitas foram tão proveitosas, que no dia 22 de outubro deste ano, a Polícia Militar da Bahia, implantou a segunda etapa do projeto "Ronda nos Bairros" nos mesmos moldes do programa cearense.

Nesta terça-feira (18/11) uma comitiva composta por 45 (quarenta e cinco) policiais militares do Distrito Federal veio ao Ceará para cumprir atividades o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. A finalidade do curso é habilitar o policial à graduação de Subtenente, o quarto e último posto hierárquico na classe das praças das Polícias Militares.

O encontro, que visa um intercâmbio e uma troca de experiências entre as polícias, é recorrente entre as instituições militares do país.

Os PM`s foram recepcionados pelo comandante do Batalhão Comunitário - BPCom Ten. Cel. Túlio Studart e assistiram à palestras sobre a estrutura operacional do Ronda e "Violência nos Estádios do País" ministrada pelo Major Farias Júnior do Batalhão de Choque.

fonte: Site da PMCE

O Sucesso "Ronda" não Para de Crescer

O Programa Conexões Urbanas
exibido no canal Multi Show da Globo Sat
apresentou uma edição sobre três experiências
bem sucedidas na área de segurança pública.
Um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um no
Ceará - com o Ronda do Quarteirão.
O programa mostra que o Ronda transformou
a imagem tradicional da polícia,
com crianças sonhando serem um dia,
policiais do Ronda do Quarteirão.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pelotão de Motos do RONDA


A partir desta segunda-feira, dia 10,
as motopatrulhas do Ronda do Quarteirão
voltam a integrar o programa,
com o objetivo de reforçar as ações de
policiamento preventivo nas ruas da cidade.
Inicialmente, serão beneficiados 20 bairros da Capital,
que foram escolhidos de acordo com a densidade demográfica
e demanda de ocorrências policiais.
Quando o programa teve início, os motoqueiros
acompanhavam as viaturas.
Agora, eles vão trabalhar em duplas,
sem precisar seguir os carros.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e
Defesa Social (SSPDS), as motos não desenvolviam velocidade
para acompanhar os carros e apresentaram
problemas na bateria e, por isso, estavam paradas.
Nas vinte áreas que integram o programa,
as viaturas vão continuar realizando a ronda normalmente.
Segundo o coronel Joel Brasil, secretário-executivo da SSPDS,
o novo sistema será estudado durante 60 dias,
quando se espera já ter resultados.
BAIRROS DE ATUAÇÃO DAS MOTOPATRULHAS:
Barra do Ceará,
Benfica,
Bom Jardim,
Bonsucesso,
Cambeba,
Centro,
Conjunto Ceará,
Cristo Redentor,
Curió,
Granja Lisboa,
Henrique Jorge,
Jardim Guanabara,
Jereissati,
Jóquei Clube,
José Bonifácio,
Montese,
Pajuçara,
Panamericano,
Pirambu e
São João do Tauape.
Contato: Cel Túlio Studart – 8878.0264

Comandante do Batalhão de Polícia Comunitária


Assessoria de Imprensa da PMCE
Major Marcus Costa e Kérsia Porto


Retirado do Site AVOL e OPOVO
Públicada no dia 10/11/08

INCIVILIDADE

A opinião pública vem acompanhando os desdobramentos da crise na gestão do meio ambiente nos três níveis de poder - municipal, estadual e federal - do Ceará, enquanto aguarda a resposta para as denúncias em processo de investigação. Uma questão, porém, ficou de fora: a falta de controle da poluição sonora. Além dos problemas relacionados com a ocupação indevida de áreas de preservação ambiental, uma das responsabilidades maiores do setor diz respeito à fiscalização e repressão à poluição sonora. É difícil entender a impotência dos órgãos ambientais diante do inferno a que é submetida a população por conta de interesses circunscritos dos que utilizam um volume excessivo de som em suas atividades. Uma sociedade civilizada não sacrifica a saúde física e mental de seus concidadãos a grupos de interesse restritos - sejam os do lazer, do marketing, ou da fé. Assim, um punhado de incivilizados termina por prejudicar uma comunidade inteira. São tão obtusos que não se dão conta de que seus objetivos podem mais plenamente ser alcançados, se harmonizados com os direitos e as aspirações da comunidade em que estão inseridos. Aí se incluem, também, denominações religiosas que pretendem ganhar adeptos à base do grito, ou de louvar a Deus aos berros, como se Ele fosse surdo. Se for uma congregação cristã, maior ainda é o paradoxo, vez que a primeira obrigação de um cristão é respeitar o próximo, não a de infernizar sua vida, provocando-lhe raiva e desespero. Os cidadãos de Fortaleza (há outras cidades do Interior vivendo o mesmo drama) já não suportam mais as desculpas dos dirigentes públicos para justificar a incompetência na solução dessa questão. Até a esperança despertada pelo Ronda do Quarteirão - que parecia um instrumento ágil e eficiente na repressão ao barulho - esvaiu-se depois do rumoroso episódio da punição de patrulheiros que tentaram fechar um bar barulhento, a pedido da população. Hoje, o Ronda faz apenas um jogo de "faz-de-conta". Quando alguma patrulha é questionada por isso, a justificativa é a de que os infratores apresentam alvarás de funcionamento. Como se esse documento fosse uma carta de alforria para burlar a Lei do Silêncio. Quanto mais situados em áreas nobres, como Aldeota, Meireles, Varjota, sobretudo, nos espaços de "badalação" (como nas primeiras quadras da Rua Ana Bilhar e adjacências), mais os transgressores se demonstram confiantes (e arrogantes) na transgressão da lei, como se tivessem "costas largas" (garantidas por quem?) para tanto. Os cidadãos que se danem: é o caso dos idosos, os recém-nascidos, os doentes e os que trabalham - de um modo geral - durante toda a semana, e que, segundo as leis deste País, têm direito ao repouso para restaurar as forças. Por isso, a concitação dirigida às autoridades responsáveis: é hora de acordar e enfrentar esses bolsões de incivilidade que atanazam e envergonham os cearenses e causam estupor aos visitantes.
RETIRADO DA SEÇÃO... O POVO ONLINE "OPINIÃO"
PUBLICADO NO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2008

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Assaltante fez sete reféns em Brasília e é morto pelo BOPE

Aconteu no dia 20 de Agosto de 2008

as 07:30 numa Farmácia em Brasilia

Os funcionários chegavam para trabalhar nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, quando por volta das 7h30, o assaltante entrou na farmácia com um revólver calibre 38 e rendeu os sete empregados. "Ele anunciou que era um assalto. Estava armado e pediu carteira, celular e dinheiro. Estava bastante tenso", conta o gerente da farmácia, Silas Almeida. Uma mulher que passava pela rua viu o assalto e chamou a polícia. Quando o carro da PM chegava ao local, o assaltante baixou a porta do comércio. Os funcionários viraram reféns. Roger Duarte Pinto, de 21 anos, um fugitivo da Papuda que se identificou como Francinaldo, pediu um carro, um colete à prova de balas e a presença da avó e de um advogado. Cem policiais da 8ª Companhia de Polícia Militar e do Bope cercaram a área, que foi isolada. Os agentes passaram a negociar com o bandido. Em duas horas, o seqüestrador libertou cinco reféns, mas manteve o office-boy Alex Lisboa e a caixa Regina dos Santos, que ficou o tempo todo sob a mira do revólver.Por volta das 11h, ocorreu um dos momentos mais tensos: Roger foi até a porta da farmácia com os dois reféns e deu um tiro dentro da farmácia. "Nesse momento, eu entrei em desespero, com medo de minha irmã ou o colega dela terem sido atingidos. Eu e meu irmão ouvimos o momento do tiro. Depois, disseram que o disparo foi para cima", relata o irmão da refém Wilame dos Santos. Pouco antes das 13h, a pedido do bandido, o office-boy sai da farmácia para buscar o carro que seria usado na fuga. Quando ele estaciona, policiais abrem a porta e o office-boy é resgatado. O seqüestrador dispara e é atingido na cabeça por um atirador de elite, que estava do outro lado da rua, numa janela. A mãe do seqüestrador assistiu tudo do lado de fora. Regina dos Santos foi levada para o Hospital de Ceilândia. O marido a encontrou no hospital e disse que ela perguntou pelo filho de 4 anos, estava nervosa e bastante abatida. "Se a polícia o pegasse, ele ficaria na cadeia por uns seis ou sete anos. Ele disse que não ia ficar preso. E que se fosse pra acontecer isso, ia matar o rapaz, o Alex, e minha irmã, depois se suicidaria. Ela ficou com o pescoço machucado onde ele dava a gravata porque ele apertava muito forte para evitar que ela se soltasse", afirma Wilame dos Santos. Regina dos Santos deixou o hospital às 17h, amparada pela irmã e por um policial.

VIDEO HOMENAGENS AO RONDA

Video Criado para homenagear o

1 ANO DO RONDA DO QUARTEIRÃO

Universalisação da saúde é desafio

O humanismo no atendimento da população é outro desafio.
O Ronda do Quarteirão também foi enfocado
Universalizar o atendimento dos serviços de saúde é,
ainda, um dos maiores desafios para os gestores públicos,
admitiu ontem o coordenador das políticas de saúde do Estado,
médico Manuel Fonseca, ao participar do I Congresso Ceará
Gestão Pública, no Hotel Vila Galé. Em sua exposição, o médico
elegeu 12 dentre os maiores desafios à gestão de saúde pública.
Ressaltou que ao completar 20 anos de implantação no País,
o Sistema Único de Saúde (SUS) promoveu uma nova realidade.
E para que o raio de atuação do SUS fosse mais abrangente,
o governo estadual desenvolveu o Programa de Agente
Comunitário e o Programa Saúde da Família. Iniciativas essas
capazes de reduzir, por exemplo, a mortalidade infantil por
diarréias e a incidência de pneumonias.“Mas persistem como
desafios a melhoria dos serviços no Interior”, disse ele,
lembrando que por isso o governo pretende construir 21
policlínicas, através dos consórcio com as prefeituras.
O governo entrará com 40% dos recursos e os municípios
com 60%, informou. Equidade no atendimento da população
foi citado pelo médico, também, como uma preocupação
da gestão pública de saúde. Para ele, é necessário a garantia
de que todos os cidadãos atendidos na rede pública terão
direitos iguais, ou seja, na prestação do atendimento de saúde.
E explicou: “Conforme o problema de saúde, é preciso garantir
o remédio ou o anestésico indicado a todos”. Reciclagem e
acompanhamento das novas tecnologias são importantes,
ressaltou Manoel Fonseca, sem esquecer de priorizar
que “o outro grande desafio é incorporar a tudo isso
humanismo e ética no atendimento da população,
sobretudo porque quem chega a rede pública encontra-se
em situação de sofrimento”. Porém, “cuidar do cuidador”,
ou seja, de quem presta o atendimento de saúde, é algo do
que não se pode descuidar. “Essas pessoas também têm
problemas, adoecem e ainda enfrentam a grande demanda
na rede de saúde pública, portanto elas são, hoje, um dos
nossos desafios”, ressaltou. Na tarde de ontem, participaram,
ainda, como palestrantes, o presidente da Associação dos
Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece),
Carlos Macedo Tavares, e o secretário de Segurança Pública
e Cidadania, Roberto das Chagas Monteiro, que relatou todo
o processo de criação do Programa Ronda do Quarteirão.


Noticia Públicada pelo Jornal
Diario do Nordeste, na seção CIDADE
do dia 31 de Outubro de 2008

Traficantes atiram contra o Ronda


O clima voltou a ficar tenso, na noite passada,
no Conjunto São Miguel, em Messejana.

Por volta das 19 horas, um tiroteio entre traficantes
deixou um morador baleado. Cerca de uma hora e meia depois,
os bandidos voltaram a atacar e dispararam vários tiros
de pistola em direção a uma viatura do Ronda do Quarteirão.

Pelo menos um dos disparos atingiu o carro da PM.
A patrulha de prefixo RD-1086 (Cambeba) foi atacada
pelos criminosos por volta de 20h30 quando fazia incursões
pelas ruas e vielas daquela comunidade.

Pelo rádio, os militares pediram auxílio à
Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Em poucos minutos, várias equipes do Raio
(Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas)
e do Comando Tático Motorizado (Cotam),
do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque),
chegaram ao local como reforço para a equipe do Ronda.
Durante o resto da noite e começo da madrugada deste sábado,
os policiais fizeram dezenas de abordagens a suspeitos,
mas não conseguiram identificar os atiradores.

No local foram encontradas, pelo menos,
nove cápsulas de munição deflagradas.
Segundo a Polícia, a ação dos bandidos seria uma represália
diante do fato de terem sido presos, nas últimas 72 horas,
dois homens apontados como chefes
do tráfico de drogas naquela comunidade.

A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste,
ainda na noite passada, pelo comandante do
Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Sérgio Costa.

Os atos de violência vêm se repetindo no
São Miguel desde o começo do ano.
Pelo menos 18 pessoas já foram
assassinadas naquela comunidade.
A maioria dos crimes está relacionada à
disputa pelo controle do tráfico de drogas.
As polícias Civil e Militar estão mantendo
constantes operações de ocupação
naquele setor crítico da Capital.
Noticia Publicada pelo Diario do Nordeste na seção Policial do dia 01/11/08

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Novas Areas Coberta pelo Ronda


O secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Monteiro,
anunciou a chegada do programa Ronda do Quarteirão
a mais 8 cidades cearenses de diferentes regiões do interior do Ceará
durante encontro com jovens empresários
da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital cearense.

O programa será implantado de janeiro a maio de 2009.
O programa, que já atende Fortaleza e Região Metropolitana,

irá também para as cidades:

Itapipoca, Sobral, Crateús, Canindé,
Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O Governo do Estado ainda quer levar o programa aos municípios
cearenses com mais de 50 mil habitantes.
Os policiais que irão atuar nesses municípios já estão recebendo o treinamento.

"O Ronda do Quarteirão é um sucesso absoluto.
É o carro-chefe da Segurança Pública.
Naturalmente, como todo projeto, sofre ajustes
ao longo de sua execução”, disse Monteiro.
Durante a reunião, Roberto Monteiro prometeu
concursos públicos para aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar.

Cabo PM é Executado em Parada de Onibus


Policial da PMTUR
foi baleado quando falava ao telefone.
O cabo ia prestar depoimento à Justiça de Cascavel

Um policial militar foi mais uma vítima da violência urbana.
Alci Monteiro da Silva, cabo da PM lotado na Companhia PMTUR,
foi executado, a tiros, ontem pela manhã,
quando falava ao celular em uma parada de ônibus.
O crime ocorreu por volta de 9 horas,
na Avenida Perimetral, bairro Bonsucesso (Zona Sul da Capital).

Muitas pessoas presenciaram o crime.
Alci foi surpreendido por dois homens armados,
que o balearam, com, o primeiro tiro nas costas.
Segundo testemunhas, o policial recebeu os outros disparos já caído ao solo.
Um homem passava de carro, no momento da execução,
e os acusados atiraram contra ele também, mas não o acertaram.

Em seguida, a dupla teria corrido em direção a um veículo Peugeot e
fugido em direção ao Posto Carioca.Em poucos minutos várias viaturas
das polícias Civil e Militar chegaram ao local.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate ) e
equipes da Força Tática de Apoio (FTA)
das Companhias da PM mais próximas saíram em busca dos atiradores.
O major Alves, comandante da 4ª Cia. do 6ºBPM (Conjunto Ceará),
também esteve no local. “O policial estava na parada de ônibus,
falando no celular, quando dois homens chegaram já de arma em punho, atirando.
Não houve tempo ou chance de qualquer reação por parte da vítima, que foi atacada pelas costas”, contou.

O comandante da Companhia PMTUR, na qual o cabo Alci era lotado,
major Antônio Carlos Nunes Filho, também compareceu ao local do crime.
Segundo ele, o cabo estava desde abril na Companhia,
tendo integrado antes o efetivo da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (CPG).
Surgiram informações de que o cabo iria ao Município de Cascavel,
prestar depoimento sobre sua prisão, naquela cidade, fato que ocorreu durante
o período eleitoral. Alci estaria entre os 11 PMs que foram presos por ordem
da Justiça Eleitoral por fazer segurança particular, armada, de um candidato a prefeito.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

JOATHAN DE CASTRO 'PROMOTOR'

Para o promotor Joathan de Castro,
que acompanhou todas as fases do IPM,
os soldados Cristiano Castro e Robson Randaw
desrespeitaram o Código Militar
a partir do momento em que eles deixaram
de esperar a presença do oficial de dia (major Marcos Santos).

O major já havia sido acionado para o local
pela Coordenadoria Integrada de Operações e Segurança (Ciops).
"Isso está bem claro nas gravações da viatura do Ronda.

Os PMs não poderiam dar voz de prisão aos superiores.
Eles teriam de aguardar no local a chegada de outro oficial",
explicou o promotor.


Diante disso, Joathan de Castro visualizou nas investigações
que os soldados infringiram o artigo 324 do Código Militar que especifica
"Deixar no exercício da função de observar lei, regulamento ou instrução".
A penalidade nesse caso é de até seis meses de detenção
ou suspensão do exercício da função por três meses a um ano.


Sobre os oficiais, o promotor militar acredita que embora Júlio César
e Carlos Passos tenham sido indiciados, somente um deles deverá
ter a denúncia oferecida. "Até onde acompanhei, não vi indícios de
transgressão ou crime militar praticado pelo Carlos Passos.

O Júlio César foi quem se envolveu na discussão,
mas tenho de esperar que o IPM chegue as minhas mãos
para uma decisão mais concreta.

IPM CONCLUIDO


Chega hoje (24/9) à Auditoria Militar o Inquérito Policial Militar (IPM)
indiciando os dois oficiais da PM e os dois soldados do Ronda do Quarteirão.
Gravações realizadas pela viatura do Ronda indicam
que os soldados praticaram crime militar.
Enquanto isso, o promotor de Justiça Militar Joathan de Castro
espera pelo IPM para definir se oferece ou não denúncia contra os oficiais


Na última segunda-feira, durante solenidade na Academia da Polícia Civil,
o secretário Roberto Monteiro, disse que ficou sabendo
do término do IPM lendo O POVO, mas que ainda não teve
acesso ao conteúdo. Mesmo assim falou sobre a polêmica.
"Não admitimos homens de confiança bebendo em barzinho e armados.
Perderam nossa confiança e foram retirados da função, não do cargo",
afirma Monteiro, lembrando que já baixou até portaria proibindo a
combinação bebida e porte de arma. "São coisas que não combinam.
Espero que com essas medidas os majores se corrijam".

No dia 22/9, o tenente-coronel João Batista conclui
e remete o IPM para o coronel Sérgio Costa,
do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

No último dia 12/9, o secretário da Segurança, Roberto Monteiro,
revelou, com exclusividade ao O POVO, que havia determinado
ao Comando Geral da PM, o afastamento das funções dos dois majores,
que ocupavam cargos de confiança na hierarquia militar.
No mesmo dia, o Comando da PM anuncia que vai esperar
a conclusão do IPM para atender o pedido do secretário

A Moda RONDA

O governador Cid Gomes caprichou. Para cumprir uma das principais promessas de campanha, escolheu a camionete Hilux 4X4, motor 3.0, direção hidráulica, ar-condicionado, câmbio automático e equipou com câmeras, computador de bordo, GPRS (transmissor de dados via celular). Foram R$ 50 milhões para botar o projeto Ronda do Quarteirão nas ruas, em novembro de 2007. Distante do Palácio Iracema, acolá, na beira do rio Maranguapinho, o ex-agricultor Cícero Clarindo dos Santos, 46, também se esmera, com um pedaço de flandres e uma caixa de tintas. Viu a Hilux passando na rua Santa Maria, “tiramo o molde”. O Ronda de lata, feito pelo artesão e inspirado na viatura-Hilux, sai a R$ 5 para revenda no Centro da cidade. Não tem computador de bordo, apenas o porta-malas se abre para conduzir o Ben 10 “preso”.

Tudo o mais fica por conta da imaginação de Paulino Neto, 2, que, feliz da vida, sentou na calçada da rua 24 de Maio para brincar com o carrinho do Ronda. Inventou o recreio ao meio-dia, sorria para a foto abraçado com a mini-viatura. “O pai vai passando com os meninos, eles vêem o carro e aperreiam: ‘Pai, quero comprar o Ronda!’”, relata o comerciante Manuel Gentil Eiras. A réplica é procurada “desde quando surgiu o projeto”. Um dia, os artesãos dos tradicionais caminhões de madeira chegaram lá com os Ronda de flandres - que, ligeiro, tomaram a frente nas vendas. “Antes, era os da PM e esses ônibus da Guanabara. Agora, só dá o Ronda!”, contabiliza o comerciante João Alberto Ires.

Uma recente pesquisa do O POVO/Datafolha, realizada com 816 pessoas, revelou 72% de aprovação em relação ao programa Ronda do Quarteirão; 5% avaliam-no como ruim/péssimo. O motorista desempregado Alexandre Gomes, pai do pequeno Paulino, é um dos que consideram o programa bom. “A gente se sente mais seguro”, afirma, embora o Ronda ainda não tenha chegado a Pacatuba, a 30 quilômetros de Fortaleza, onde Alexandre mora. Por enquanto, o Ronda é esta história que o pai conta ao filho: “A gente fala de polícia e de segurança. Quando ele vê o Ronda na televisão, dá um grito medonho (de alegria, segundo interpreta o pai)! Eu digo: ‘Isso aí é pra proteger nós, filho’”. De modo que Paulino não tem medo da polícia.

Nem Maria Madalena Ferreira dos Santos, mulher de seu Cícero-artesão e moradora do Bom Jardim. “Acho eles (policiais do Ronda) educados e gentis. O povo chama, e eles só conversa, dá conselho”. Por isso, gosta de ver a viatura passar na rua. “Eu adoro, é lindo!”. E tanto faz ser a Hilux 4X4 quanto os carros de lata que o filho, Francisco, aprendeu, no capricho, com o pai. “Todos dois, acho bonito. Meu filho faz muito bem feito. É mesmo que tá vendo o Ronda... Mas o outro é melhor porque a gente anda montado de verdade!”.

"As réplicas em flandres dos carros do Ronda do Quarteirão podem ser encontradas nos mercados Central e São Sebastião e na rua Castro e Silva, no quarteirão para onde foram os comerciantes do velho Mercado Central. Custam R$ 8,00. Os vendedores garantem que não há perigo para as crianças, apesar de ser feitas com lata."

fonte: Jornal O POVO
publicado em: 22 Set 08

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Cabo PM Assassinado em Choró


Um policial militar foi assassinado, na tarde de ontem,
na cidade de Choró (a 165 quilômetros de Fortaleza).
O cabo PM José Willians Rodrigues, 41 anos,
foi atingido com um tiro de escopeta (calibre 12)
disparado por uma mulher.
A acusada foi identificada como sendo a servidora pública
Maria da Conceição Xavier Rocha Nogueira, 33,
que, segundo apurou a Polícia, sofre de crises nervosas e
está afastada do trabalho por ordem médica.
O caso ocorreu por volta das 16 horas, quando uma patrulha da PM
retornou à sede da unidade policial depois de empreender uma ação
de policiamento no Município. Um dos militares, no entanto, acabou
esquecendo dentro da viatura a escopeta calibre 12. Escopeta.
A servidora pública teria se aproximado da viatura e apanhado a arma.
“Os policiais estavam no prédio, tomando água, quando, de repente,
ouviram umas pancadas, era a mulher que tinha se apoderado da
escopeta e começou a bater nos vidros da RP´,
disse um dos moradores próximos do local onde ocorreu o crime.
Com a arma, Maria da Conceição quebrou os vidros dianteiro e traseiro
da viatura. Quando o cabo Rodrigues percebeu o movimento estranho
na rua, se dirigiu até lá e foi surpreendido com o disparo.
O tiro atingiu o tórax e a cabeça do militar, que teve morte instantânea.
A servidora acabou sendo atingida com um tiro na perna e foi dominada.
Em seguida, levada para o hospital da cidade e, dali, recambiada para a
cidade de Quixadá, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito
por homicídio. Segundo o delegado-regional de Quixadá, Aurélio Pereira
de Araújo, a família da servidora apresentou um atestado provando que,
recentemente, ela foi afastada do serviço por conta das crises nervosas.
“A arma que ela utilizou para atirar contra o militar está apreendida,
assim as armas que os demais policiais usavam na hora do fato”,
disse Aurélio ao Diário do Nordeste.
A Polícia vai solicitar um exame de sanidade mental na acusada.
O PM assassinado era natural de Quixadá, onde será enterrado.
fonte: Jornal Diario do Nordeste
fato ocorrido: 12 Set 08

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pm Do Ronda Ferido a Bala

Um soldado do Ronda do Quarteirão e um traficante de drogas
foram feridos a bala, na madrugada de ontem, durante um tiroteio
no Conjunto São Miguel, na Grande Messejana.
A população da área viveu outra vez momentos de pavor,
quase uma rotina naquela comunidade.

O Sd PM Cícero Rogério Alencar Correia, 25,
foi atingido no quadril logo que desceu da viatura.
Ele foi socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).
Até o fim da manhã de ontem, o militar permanecia internado na
emergência adulta do hospital, mas não corre risco de morte,
conforme avaliação da equipe médica.
A previsão é de que ele receba alta ainda hoje.

Após o tiroteio, patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque)
e de outras companhias da PM foram enviadas ao Conjunto São Miguel.
Houve novo tiroteio. Desta vez, quem saiu ferido foi o traficante de drogas
David Souza Ferreira, 20 anos. Ele foi atingido no peito e levado,
desacordado, para o Frotinha de Messejana.
Está internado na sala de recuperação do hospital e seu estado de saúde é
considerável estável.

No momento em que foi atingido e detido pela Polícia,
David Souza portava um revólver calibre 38,
capacidade de sete tiros e numeração raspada,
com quatro cartuchos deflagrados e um intacto.
O auto de apreensão da arma foi feito no 30º DP (São Cristóvão).
David já é conhecido da Polícia e responde a dois processos,
sendo um por tráfico de drogas e outro por resistência à prisão.

O confronto entre os policiais militares com os traficantes de drogas
aconteceu pouco depois da zero hora de ontem,
na Avenida Odilon Guimarães, no Conjunto São Miguel.
Os PMs teriam sido acionados, primeiramente, para tentar conter o
que seria mais um confronto entre
gangues rivais de traficantes na área do conjunto.

Em julho passado, uma seqüência de crimes de morte assustou
os moradores da Grande Messejana, principalmente os residentes
no Conjunto São Miguel. A onda de violência resultou em sete
homicídios em apenas seis dias, sendo quatro deles no ´São Miguel´,
a maioria ligados aos conflitos entre gangues rivais e pelo controle
do tráfico de drogas. A Polícia chegou a ocupar a área por alguns dias.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela PM
no Conjunto São Miguel são os dois quilômetros de ruas da comunidade
formados apenas por vielas e corredores.

fonte: Jornal Diario do Nordeste
fato ocorrido em: 13 Set 08

Atuação RONDA


Uma abordagem de policiais militares
do Ronda do Quarteirão a um veículo suspeito,
parado no cruzamento das ruas Senador Pompeu
e Castro e Silva, no Centro, por volta das 4h30 de ontem,
resultou na prisão do italiano Arnaldo Tassini, 69.
Segundo os PMs, ele praticava atos libidinosos
com uma adolescente de 14 anos de idade.
O ‘programa’ renderia R$ 10,00 para a garota.
O estrangeiro e a menor foram conduzidos ao 34º DP (Centro),
realizaram exames de corpo de delito no IML da Capital e,
posteriormente, encaminhados para a Delegacia de Combate
aos Crimes de Exploração Contra a Criança e o Adolescente (Dececa).
O italiano foi autuado em flagrante pela delegada Ivana Timbó,
titular da Especializada, pelo crime de exploração sexual,
cuja pena varia de quatro a dez anos de detenção.
Dono de uma imobiliária em Fortaleza, Tassini chegou à Capital cearense
há um ano e reside no bairro do Meireles. Ele tem visto permanente no País e,
até então, não tinha passagem pela Polícia. Tassini permanece preso.
fonte: Jornal Diario do Nordeste
fato ocorrido: 06 Set 08

+ Viaturas e Inicio das SEGWAY's


Com a presença do governador do Estado, Cid Gomes;
do secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro;
dirigentes e representantes das polícias Civil e Militar,
além do Corpo de Bombeiros,

foi entregue, ontem à noite, à SSPDS
mais um lote de novas viaturas
(carros e motos) para as três corporações.

A solenidade ocorreu em pleno calçadão
da Avenida Beira-Mar.

Além dos veículos, também foi apresentada
à população a nova modalidade de policiamento
que será colocada em prática, a partir de hoje,
na Beira-Mar e Praia do Futuro:
policiais patrulhando com patinetes elétricas.
Cada equipamento (dez, no total) custou ao Estado
cerca de R$ 28,5 mil.

Receberam viaturas novas:
a Companhia de Polícia do Meio-Ambiente (CPMA),
Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate),
Bombeiros e Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio),
entre outras unidades.
fonte: Jornal Diario do Nordeste
Noticia Públicade: 05 Set 08

Começa a ERA "Segway's"

oficiais-instrutores
Trinta e cinco policiais militares participaram, no pátio da SSPDS,
o treinamento para o uso do novo equipamento.


A partir das 18 horas de hoje, os cidadãos fortalezense
conhecerá o novo equipamento que será utilizado
no patrulhamento dos 3,5 quilômetros da Avenida Beira-Mar.


Dez patinetes motorizadas, chamadas de Segway,
adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),
ao custo total de R$ 285,6 mil, serão entregues aos policiais
da 1ª Companhia do 5º Batalhão.


Os veículos chegaram na última segunda-feira (1) e, até ontem, 35 policiais
participaram de treinamento, na sede da SSPDS, para conhecer o equipamento e,
assim, poder iniciar o patrulhamento da área.


O modelo adquirido pela SSPDS é o Segway Off Road X2.
O veículo funciona a bateria e pode percorrer áreas lisas e terrenos arenosos,
autonomia para percorrer 40 quilômetros sem reabastecimento,
com velocidade de 20 Km/h. De acordo com o capitão PM Alysson Uchôa,
um dos responsáveis pelo treinamento dos policiais que vão usar o equipamento,
essa primeira fase da qualificação consistiu em oferecer ao policial o conhecimento
necessário sobre a funcionalidade e forma de locomoção. “Em um momento
posterior, serão realizados treinamentos de abordagem tática utilizando o veículo
motorizado”, disse. “O controle do veículo é feito no eixo gravitacional do condutor”,
explica o oficial.O militar destaca que percorrer uma área de 2,5 quilômetros sem
se cansar e estar 20 centímetros acima do solo, são algumas das vantagens do
equipamento. “Ele (policial) tem uma visão mais ampla do local, o que facilita o
patrulhamento da área”. ressaltou o capitão Uchôa.


Novos melhoramentos devem ser incluídos no modelo adquirido pela SSPDS,
como identificação visual, instalação de câmeras de vigilância e de lanternas
para o uso noturno. Hoje, será feito um isolamento com cones nos trechos
por onde os PMs transitarão.
fonte: Jornal Diario do Nordeste
Noticia Públicada no dia 04 - Set - 08

Novas Denuncias


Uma confusão que começou com uma denúncia
de derrame de notas falsas, terminou em troca
de agressões, em um fato ocorrido
na madrugada de ontem, no bairro Bom Sucesso,
policiais militares integrantes do programa Ronda do Quarteirão
estão sendo acusados de exorbitância de poder e excesso de força.

Contudo, os PMs envolvidos garantem que ´foram xingados,
agredidos e tiveram que reagir´.
O operário José Emílio Nascimento Filho, de 33 anos, e sua esposa,
a costureira Maria Erisvânia da Silva Rodrigues, de 30 anos,
asseguram que foram xingados e agredidos pelos soldados
do Ronda do Quarteirão identificados como Eder, Alves,
Clementino e Ailton, da viatura Rd 1003.

Tudo começou quando os soldados foram averiguar uma denúncia
de derrame de notas falsas em um bar na Rua Itajaí com
Avenida Emílio de Menezes, no bairro Bom Sucesso.

O crime estaria sendo cometido por um homem identificado
apenas como ´Eliézer´. O operário interviu em nome do colega
e depois sua esposa, Maria Erisvânia, fez o mesmo, tendo recebido
voz de prisão por desacato. Emílio, então, investiu contra os
policiais e houve troca de agressões. Dominado, o casal foi levado para
o 12º Distrito Policial, no Conjunto Ceará, pelos soldados do Ronda,
e dali todos seguiram para o Instituto Médico Legal (IML)
para a realização de exame de corpo de delito.

Mostrando marcas de agressões pelo corpo, os soldados do Ronda
disseram que ´tiveram que agir com rigor diante do desrespeito e
das agressões de Emílio e Maria Erisvânia´. Por seu lado,
José Emílio e a esposa também mostraram marcas de agressões
pelo corpo e reclamaram da truculência dos PMs.

O inquérito policial para apurar o caso foi instaurado no 12º


fonte: Diario do Nordeste
fato Ocorrido no dia 01 de Setembro de 2008
no Bairro do Bom Jardim com RD 1003

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Os 10 Piores Bairros 'Violencia'

Papicu e Aldeota saíram da lista dos dez bairros
da Capital cearense que registram
a maior quantidade de ocorrências policiais.
Entretanto, Quintino Cunha e
Granja Portugal entraram na temida lista.

No Quintino Cunha, os moradores tentam manter
velhos hábitos como a conversa na porta de casa,
mas os cuidados com a segurança como as grades e
muros altos denunciam o perigo.
O medo de assaltos fez os moradores
gradearem todas as portas.
É dificil encontrar um local desprotegido.
Jerry Valdo da Silva, cozinheiro,
é novo no bairro e mantém
a porta de casa também tem grade.
Logo na chegada ao bairro,
os vizinhos deram o alerta ao cozinheiro.

Os números são referentes aos
seis primeiros meses deste ano.

Integram o
"Top 10 da Violência na Capital":

1. Centro
2. Barra do Ceará
3. Jangurussu
4. Messejana
5. Mondubim
6. Bom Jardim
7. Édson Queiroz
8. Antônio Bezerra
9. Quintino Cunha
10. Granja Portugal

Os índices são até parecidos com 2007.
A principal diferença está mesmo no Quintino Cunha
que subiu da 11ª posição para a 9ª
e na Granja Portugal, que ocupava a 13ª
e agora é o 10º bairro em ocorrências policiais.

Segundo o major Alves,
da 4ª Companhia do 6º Batalhão,
a segurança na Granja Portugal
é feita com duas viaturas e duas motos.
Ainda de acordo com o major,
o horário de mais ocorrências é entre 18h às 22h.
fonte: Portal Verdes Mares

As Motos do Ronda

A Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social do Ceará(SSPDS)
começou a recolher as 122 motociletas do Ronda do Quarteirão.
A medida foi tomada para revisar as motos,
qe estavam apresentando problemas,
principalmente relacionados à durabilidade da bateria

As motos foram levadas para um depósito, na BR-116.
Como estão dentro do prazo de garantia, irão passar
por uma revisao geral. Segundo a SSPDS, o procedimento
não irá prejudicar o policiamento em Fortaleza, já que
o número de PMs permanecerá o mesmo.

Os que utilizam as motos irão ficar nos carros,
junto aos demais integrantes das equipes do Ronda.



fonte: Portal Verdes Mares

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

DIA DA PROVA ESCRITA

Mais de 47 mil candidatos fazem prova para o Ronda

Os 47.520 inscritos foram distribuídos entre 40 locais de prova.

O concurso oferece duas mil vagas, sendo 1.900 para o sexo masculino
e 100 para o feminino. Segundo o secretário-executivo da Secretaria
da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Joel Brasil,
dos dois mil aprovados, cerca de 1.500
serão direcionados para o Ronda do Quarteirão.
Dos inscritos, 39.671 são homens e 7.849, mulheres.
A estudante de Administração Germana Leocádio de Melo, 21,
é uma delas. A inscrição para o concurso, conforme ela,
foi feita mais por pressão da família. Germana conta que a prova,
composta de 120 questões, foi um pouco difícil,
especialmente a parte de matemática. Para ela, a concorrência
é um fator que dificulta sua aprovação.
No geral, são 23,76 candidatos para uma vaga.
"Mas vamos conferir o gabarito", acrescenta.
Segundo o coronel Joel Brasil,
serão aprovados nesta fase do concurso cinco mil candidatos,
[a saber: no edital fala somente 2.800]
que se submeterão a etapa de exames
médico-odontológico, biométrico e toxicológico.
A última fase do concurso consiste no Curso de Formação Profissional.
A previsão, conforme ele, é de que um novo concurso
seja realizado em 2009, ofertando entre mil e duas mil vagas.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

INCIDENTE MILITAR


Por volta da meia-noite de sábado(30/Agos),

três policiais do Ronda do Quarteirão,
Randal, Castro e Bezerra,
foram chamados para uma ocorrência
de som alto em um bar, localizado
entre as ruas Minas Gerais e Plutão,
no bairro Jóquei Clube.

A equipe do Ronda já havia ido antes ao local e,
da segunda vez, determinou que o bar fosse fechado.
Os majores Passos e Júlio César, que estavam no bar,
teriam impedido a ação dos policiais.
Houve uma discussão entre os soldados
do Ronda e os dois oficiais.

Segundo uma testemunha ouvida pelo O POVO,
os oficiais teriam xingado os policiais e depois teriam
utilizado contra si mesmos a algema
tomada de um dos policiais do Ronda.

Segundo o coronel Sérgio Costa, comandante
do policiamento da Capital,
o major Marcos, supervisor de policiamento da Capital no dia,
foi chamado pela equipe do Ronda para o bar
e chegou por volta das duas horas.

Ao tomar conhecimento dos fatos,
ele determinou a prisão dos três soldados ao 5º Batalhão.

Os PMs Randal e Castro ficaram presos,
enquanto o soldado Bezerra foi solto
depois que o relatório do major Marcos
informou que ele não participou diretamente de toda a operação.


de preto (Sd Randal) de Azul (Sd Castro)


Cel Joao Batista cmd do 5ºbat


O DESENROLAR


30/08/08
Os SD's Randal e Castro são presos por
insubordinação contra os Maj Passos e Julio César
01/08/08
Os SD's e os Maj's foram ouvidos pelo
Corregedor-geral do SSPDS José Armando Costa
e pelo Sécretario de Segurança Roberto Monteiro
02/08/08
Depoimentos dos SD's remarcados
03/08/08
O Cel Joao Batista cmd do 5ºbat, que preside o IPM,
ouve os depoimentos dos SD's
-
Durante quatro horas e meia,
Passos e Júlio César foram ouvidos,
em termos de declaração, pelo presidente do IPM
04/08/08
O Sd Bezerra tb da depoimento ao cmd do 5ºbat
05/08/08
Depois de quase sete dias, os SD's estão livres
por habeas corpus concedida pela Justiça Militar
durante o período do IPM, informa
seu defensor público Laerte Marques


*detalhes,

-Os majores erão irmãos
- Maj Julio Cesar é o CMD da 2ª CIA do 6º BPM, enquanto o Maj Passos
é lotado na Companhia de Policiamento de Guarda (CPG)
da Assembléia Legislativa, ocupando a função de
ajudante de ordem da presidência.


-Os SD's são acusados por dois crimes:
violência contra superior e lesão corporal leve,
por terem algemado um dos majores indevidamente.

-Além do ipm, uma investigação em paralelo está sendo
efetuada pela Corregedoria dos Órgãos de Segurança Pública.
-Ele tem 20 dias para concluir o IPM com os réus presos ou 40 dias
com os pm's em liberdade, a contar da data da detenção,
prorrogáveis por mais 20 dias.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pm Australiana de TOPLESS

" Bom, primeiro queria pedir desculpas, por ter abandonado o BLOG, prometo que vou continuar a atualizar ele... depois queria agradecer as visitas especiais... algumas das noticias que vou colocar apartir de hj sao passadas, sao apenas pra manter como arquivo... e essa de agora... é so um aperitivo do que vem por ai.... um abraço Ass: Sd Flayner "


A Foto de uma Policial Australiana
com os seios à mostra acabou na rede
interna de imails da policia de melbourne.
A noticia foi divulgada pela emissora
Canal 9, segundo a agência Ansa.
Melissa Scannell tirou a foto de topless com o seu celular.
sua intenção era enviar a imagem para seu noivo,
também policial, que estava doente.
A idéia da moça era colaborar para a sua recuperação,
mas algo deu errado.
>> humm.. espero que ela colabore para aumentar as visitas desse blog tb..hehe <<

CARRO DO RONDA CAPOTA

Um carro do Ronda do Quarteirão
capotou na rua Lucas Pinto, no bairro Carlito Pamplona.

O acidente aconteceu às 14 horas do dia 15/08
quando o soldado Antônio Rafael de Almeida,
que dirigia o veículo, tentou desviar de um casal que vinha numa moto.
Ele teria perdido o controle da direção e em decorrência,
o carro bateu na calçada e depois virou.

Soldado Almeida e o policial Antônio Hermógenes Rodrigues de Sena,
que também estava no carro, foram conduzidos
para o Instituto Doutor José Frota (IJF) com escoriações generalizadas.
Depois de realizar exames, eles ficaram em observação e foram liberados no fim da tarde.
O Maj Ricardo Moura, supervisor do Policiamento da Capital,
explica que os policiais estavam almoçando numa churrascaria
que fica no cruzamento da rua engenheiro João Nogueira com Lucas Pinto
quando receberam um chamado para atender
uma ocorrência no bairro Presidente Kennedy.
"Quando ele dobrou na Lucas Pinto vinha o motoqueiro, ao desviar,
o veículo desgovernou, bateu e capotou".

Na hora do acidente não havia ninguém na calçada
do imóvel de número 201, onde o veículo bateu.
Segundo os moradores, por causa da sombra,
as crianças gostam de brincar no local.
Regislano dos Santos, 13, é um deles.
"Ainda bem que eu estava lanchando."

O vendedor Hilário Nogueira Filho, que também estava na churrascaria,
ressalta que viu o acidente e socorreu os policiais.
"Abrir a porta da viatura, um saiu sozinho e outro, eu ajudei a sair.
Peguei as armas e os telefones, pois caíram na hora."

Pessoas que estavam no local afirmam que a viatura
entrou com muita velocidade na rua Lucas Pinto.
"Só aconteceu porque o motorista quis evitar o acidente com a moto"comentavam.
O trecho em que ocorreu o acidente foi interditado
para facilitar o trabalho dos peritos do
Instituto de Criminalística da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
O laudo que vai apontar as causas do acidente deverá sair em 15 dias.
fonte: Jornal O POVO

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PM Patrcia Gálvez (ESPANHA)

Essa linda e respeitável senhorita não é modelo. Ou, não apenas isso.
Ela já foi modelo, já foi Miss e já foi estudante de psicologia.
Não dá pra perceber ainda, mas moça é policial de Peñiscola,
localidade da Espanha, onde ela diz que encontrou a sua verdadeira vocação: “Me gustan las tareas de seguridad ciudadana y patrullar las calles”, traduzindo: gosto muito de tudo isso.
Se chama Patricia Gálvez, têm 26 anos,
e está dando o que falar, por ser a primeira policial da Espanha
a ficar pelada para uma revista.
Ela é a capa da INTERVIÚ de JANEIRO de 2008
veja a CAPA!!
e as fotos
























segunda-feira, 14 de julho de 2008

ASSALTANTE É BALEADO DURANTE SAIDINHA


Uma saidinha bancária terminou com um assaltante baleado, no final da tarde desta sexta-feira (11). O fatoaconteceu na avenida Santos Dumont, em plena Aldeota. O assaltante Alberto de Araújo Oliveira Júnior, 27 anos, foi baleado e preso pela Polícia. Segundo informações de policiais militares que atenderam a ocorrência, Alberto em companhia de um outro assaltante atacaram uma mulher que havia sacado a quantia de R$ 6 mil de uma agência bancária, no momento em que a vítima entrava em seu veículo foi atacada pela dupla. Nesse momento, os PMs da Ronda 1021, presenciaram a ação dos acusados, que passaram a trocar tiros com um vigilante do banco. Ao avistarem a viatura policial, os dois também efetuaram disparo. Os policiais revidaram os tiros. Todo o dinheiro roubado foi recuperado. A vítima (identidade preservada) saiu ilesa, o outro bandido conseguiu fugir em uma motocicleta. O assaltante baleado foi socorrido por uma ambulância do Samu até o Instituto José Frota, unidade central, onde permanece internado.

fonte: Jornal Diario do Nordeste (12/07/08)

Elogios e críticas ao Ronda do Quarteirão

Maria Elieuda de Sousa

Para a dona-de-casa Maria Elieuda de Souza, 34, do Jardim América, o Ronda do Quarteirão mudou para melhorar a realidade da área em que vive. "Antes, aqui tinha muito vagabundo. Conheço muita gente que foi roubada perto daqui. Também houve mortes em um bequinho aqui perto. Depois do Ronda, a Polícia sempre passa por aqui. Os policiais são nossos amigos. Eles passam, param e falam com a gente", afirma.

A maior presença dos policiais é ressaltada pelo caminhoneiro Jeová Oliveira da Silva, 41, morador do Montese. "Estou satisfeito. Quando vou colocar o caminhão para dentro de casa, eles (PMs do Ronda) param e me esperam. Nunca tinha visto isso antes". A opinião, no entanto, não é compartilhada pela aposentada Maria Lopes, 74. Segundo ela, uma casa foi roubada na rua em que mora. "Foi mesmo que nada. É assalto de todo jeito. Depois que levaram meu relógio, no Centro, há uns dois anos, só ando sem nada".

fonte: Jornal O Povo (12/07/08)

Jovem deve ser foco das ações de segurança, diz especialista

Segundo os estudiosos da segurança, é preciso desenvolver ações paralelas ao Ronda do Quarteirão para que os índices de criminalidade caiam

Nas ruas, o Ronda do Quarteirão conta com aprovação de 83% da população, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O efeito mais visível do programa - a maior presença de policiais - é sempre citado como um dos seus pontos fortes. Para quem estuda a segurança pública, no entanto, é preciso desenvolver ações complementares para que a sensação de segurança vivida possa ser duradoura.

O tema da dissertação do pesquisador Emanuel Bruno Lopes, no mestrado de Políticas Públicas e Sociedade, é o Ronda do Quarteirão. Em seu trabalho, ele enumera alguns pontos vulneráveis do programa. A capacitação dos policiais é um deles. Emanuel cita o fato de, entre 1999 e 2006, 45% do orçamento da segurança ter sido destinado à aquisição de veículos. Em contrapartida, apenas 3% foram gastos com formação de pessoal.

A separação existente entre policiais do Ronda e o restante da corporação também deve ser levada em consideração pelos órgãos de segurança. De acordo com o pesquisador, ainda há resistências dos PMs "tradicionais" em relação aos novatos. "Os olhares da população se voltam para o Ronda. E o restante da corporação como fica? A secretaria deve agir nesse sentido, visando estabelecer uma parceria entre o novo programa e a PM tradicional", questiona.

Drogas
Para o advogado e consultor em segurança, Laércio Macambira, é necessário haver um trabalho integrado de segurança social voltado para a juventude e a geração de emprego e renda. "O perfil claro do jovem de risco é o de periferia, com idade entre 16 e 25 anos. É preciso desenvolver um trabalho para que esse jovem não ingresse na marginalidade, dando oportunidades de emprego".

Segundo Macambira, ex-secretário-adjunto da Segurança Pública, é preciso também combater o tráfico organizado de drogas. "Uma ação focada no combate ao tráfico é fundamental para tentar resgatar esses jovens, principalmente no que se refere à venda de crack. Você tem de quebrar essa cadeia de aliciamento. O traficante precisa de mão-de-obra fácil. Você tem de reprimir essa cooptação dos jovens, com intervenção forte nas áreas de maior incidência de crimes".

fonte: Jornal O Povo (12/07/08)

 
© 2007 Template feito por Templates para Você