sexta-feira, 30 de maio de 2008

CASOS DO RONDA III

-17/03/08- POLICIAIS DO RONDA SÃO AGREDIDOS EM FORTALEZA

Policiais do Ronda do Quarteirão são agredidos por moradores na Sabiaguaba, em Fortaleza. Os PMs foram atender uma ocorrência de desordem e, quando chegaram, foram recebidos por um grupo de pessoas bêbadas que queriam agredi-los. A denúncia era de um rapaz que dizia estar sendo ameaçado por populares que estavam embriagados.
No momento em que os policiais fizeram a abordagem, os moradores tentaram impedir. Antônio Freitas Dantas agrediu os policiais e foi preso.
No caminho para a delegacia, Antônio Freitas ainda tentou extorquir os policiais para ser liberado. O flagrante foi realizado na delegacia do bairro São Cristovão.

-02/01/08- INCIDENTE ENTRE MOTO E VIATURA RONDA

Um soldado do Ronda do Quarteirão deu entrada na tarde de ontem, no Frotinha de Messejana, com suspeita de fratura no joelho. Ele colidiu a sua moto na traseira da Hilux do próprio Ronda. O motorista da Hilux disse que apenas reduziu a velocidade do veículo. O acidente aconteceu no cruzamento das ruas Pereira Filgueiras com Silva Paulet, na Aldeota. A moto ficou bastante avariada.




-03/05/08- ASSALTANTE É MORTO POR SOLDADO DO RONDA

Uma tentativa de assalto de dois homens contra um policial militar, do efetivo do ‘Ronda do Quarteirão’, na manhã de ontem, na Rua Araripe Prata esquina com a Avenida Osório de Paiva, no bairro da Parangaba, resultou na morte de um bandido identificado como Luciano dos Santos Assunção, 28. Ele foi atingido a tiros desfechados pelo PM, que reagiu ao assalto.Por volta das 6h30, o policial do ´Ronda´, Jorge Henrique de Sousa Moura, 22 anos, estava à paisana numa parada de ônibus, aguardando a chegada do coletivo que apanharia para seguir com destino ao trabalho, quando foi abordado por dois homens numa moto vermelha. Armados de revólver, os bandidos anunciaram o assalto e exigiram seus pertences.
(a delegada Ana Lúcia Almeida, do 5º DP, apreendeu a arma do PM, as balas e dois celulares, e investiga o caso)
O PM reagiu e houve luta corporal e troca de tiros. O assaltante Luciano dos Santos Assunção acabou atingido com três tiros. O comparsa socorreu o bandido baleado. A dupla fugiu na moto, levando dois celulares, dinheiro e a mochila do policial, onde estava guardada sua farda e um par de algemas. Contudo, o comparsa acabou abandonando o assaltante ferido nas proximidades do cemitério da Parangaba e tomou rumo ignorado.Policiais da 7ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que passavam pelo local, observaram a movimentação e conduziram Luciano dos Santos ao ‘Frotinha’ da Parangaba. Com ele, estavam os pertences tomados do PM, inclusive o fardamento.Horas depois, o assaltante morreu no hospital. O PM Jorge Henrique compareceu espontaneamente ao 5º DP (Parangaba), onde prestou depoimento à delegada Ana Lúcia Almeida e foi liberado.Segundo a titular do 5º DP, o assaltante morto já tinha passagens pela Polícia por porte ilegal de arma, uso de documentação falsa de veículos e lesão corporal.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Assaltante Morre em Troca de Tiro com PM

ATUALIZAÇÃO DO POST DO DIA 24/05/08

"Assalto, tiroteio, perseguição e morte marcaram o início da tarde de ontem(24/05/08) na Região Metropolitana de Fortaleza. Por volta do meio-dia, três homens armados assaltaram o ´Bar do Peixe´, no Anel Viário, nas proximidades do cemitério Jardim Metropolitano. Os bandidos renderam funcionários e clientes, levando relógios, celulares, dinheiro e outros objetos pessoais. No momento do roubo, a viatura 1077 do Ronda do Quarteirão passou pelo local.Houve uma intensa troca de tiros entre assaltantes e policiais, e o soldado Souza acabou sendo baleado na perna direita. Um dos assaltantes também foi ferido. Os dois homens foram socorridos para o Instituto José Frota (IJF).Outras viaturas da Polícia Militar foram acionadas e o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também passou a auxiliar no cerco aos outros dois bandidos. Um deles foi preso e levado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú.A perseguição continuou e pouco tempo depois o terceiro -também baleado na troca de tiros - morreu. Ele caiu na rodovia CE-040, e tinha um tiro na cabeça. Algumas patrulhas permaneceram na área fazendo uma ´varredura´, na tentativa de verificar se ainda havia outros bandidos no local. Ninguém mais foi encontrado. Até o fechamento desta edição, nenhum dos bandidos tinha sido identificado."

26/05/08

- nome dos assaltantes:
Carlos Henrique Rodrigues de Sousa 22 anos;e os comparsas
"morreu no canteiro da rodovia CE-040, sentido Fortaleza-Eusébio"
Antônio José Pereira de Oliveira e
"atingido nas costas e socorrido para o hospital Frotinha de Messejana, onde passou por cirurgia e se encontra internado sob escolta policial"
Dailson Barreto da Silva, ambos de 18 anos,
"foi preso e levado para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, naquela mesma tarde, onde foi autuado em flagrante e continua recolhido."

O soldado do Ronda do Quarteirão, Fernando Vicente de Souza Milanes, 22 anos, atingido nas duas pernas durante a troca de tiros com os três assaltantes, foi submetido a uma cirurgia no IJF-Centro e passa bem, mas não tem previsão de receber alta médica.

Assaltante morre numa troca de tiros com a PM

Os três ladrões tinham acabado de assaltar um mercadinho, na Praia de Iparana, quando decidiram reagir contra patrulha

Uma perseguição policial a três homens que haviam acabado de assaltar um mercadinho, na manhã de ontem, na Praia de Iparana, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, terminou em intensa troca de tiros, com a morte de um dos ladrões, enquanto outro foi gravemente ferido. O terceiro bandido conseguiu fugir, correndo em direção ao mangue do Rio Ceará, na comunidade do Parque Leblon.

O assaltante morto com um tiro na cabeça foi identificado como Marcos Anderson, enquanto o bandido ferido no peito esquerdo é o adolescente R., 17. Os nomes foram repassados à Polícia por um homem que se apresentou como primo do assaltante morto e irmão do bandido lesionado na troca de tiros, já que os dois não portavam documentos. O comparsa da dupla, que escapou da Polícia, não foi identificado.

AçãoA ocorrência policial começou por volta das 10 horas, quando os três assaltantes, armados com revólveres de calibre 38, chegaram ao ‘Mercadinho HN’, na Praia de Iparana. Um dos bandidos aguardou os comparsas no veículo Ford Ka vermelho, de placas 7195-CE, enquanto os outros dois entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Naquele momento, apenas seis pessoas estavam no mercadinho. Os bandidos pegaram o dinheiro no caixa - R$ 600,00 - e uma balança digital, além de chips e cartões de recarga de celular, telefones celulares em poder das vítimas e miudezas do mercadinho, sobretudo balas e chicletes.

Mas, na fuga em direção à ponte, os três assaltantes armados se depararam com a patrulha que ocupava a viatura RP-6502, pertencente à Força Tática de Apoio (FTA), da 2ª Companhia do 6º Batalhão da PM (Caucaia), sob o comando do cabo PM Castro.

Houve rápida troca de tiros e os assaltantes fugiram em direção à ponte sobre o Rio Ceará, sendo perseguidos pelos PMs. Na Rua Zequinha Coelho, próximo do cruzamento com a Rua São José, os ladrões entraram num beco que dá acesso ao mangue do Rio Ceará e acabaram encurralados, pois ali não existe saída.


Em nova troca de tiros, o assaltante Marcos Anderson foi atingido na nuca e tombou sem vida, ainda no banco de trás do Ford Ka vermelho.


O comparsa dele, o adolescente R., foi atingido no peito esquerdo e socorrido, em estado grave, para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) numa ambulância do SOS-Caucaia. O terceiro assaltante, adentrou no mangue do Rio Ceará e conseguiu escapar dos policiais. O pára-brisa da viatura RP-6502 chegou a ser atingido pelos disparos dos bandidos, mas nenhum policial sofreu ferimentos. Um homem, suspeito de ser o terceiro assaltante, chegou a ser detido pela Polícia na Rua São José, mas foi liberado rapidamente por não ser reconhecido pelas vítimas.


Todo o dinheiro roubado no mercadinho, bem como os objetos tomados das vítimas, foram recuperados pela Polícia e devolvidos aos donos. O comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão, major Raimundo Ramos, fez questão de entregar em mãos os pertences das vítimas dos assaltantes. A proprietária do ‘Mercadinho HN’ , comerciante Nailde Lima Ferreira, respirou aliviada.

Equipe RaioA Polícia tem intensificado as operações na periferia de Fortaleza com o objetivo de reprimir a ação dos assaltantes. Ainda na noite de segunda-feira passada, equipes das Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) realizaram, simultaneamente, três abordagem e conseguiram apreender armas de fogo em todos os casos. Um dos flagrantes foi realizado pela equipe Raio-01, comandada pelo capitão PM Araújo. Dois assaltantes, um deles adolescente, foram presos, armados, na esquina das ruas Padre Valdevino e Carlos Vasconcelos, no bairro Aldeota.

fonte: Jornal Diario do Nordeste (29/05/08)

Promoção Post Mortem dos Militares



Os familiares dos 05 (cinco) PM`s, vítimas de ocorrências policiais em Aracoiaba Potengi e Fortaleza, receberão homenagens e o título de promoção post mortem dos militares. Entre as vítimas estão: soldado Júlio Gibran Pereira, soldado Carlos Henrique Carvalho, Soldado Antônio da Silva, Cabo José Tadeu Nunes de Guimarães e do Subtenente Wagner.
HOMENAGEM BEM MERECIDA AOS
NOSSOS ETERNOS COMPANHEIROS

"CB CARVALHO"
ainda não terminou companheiro cb carvalho, ainda vem mais!!!

173 anos de PMCE


173 ANOS DE CRIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

Durante a solenidade de comemoração realizada na última quarta-feira,
(21/05/08) houve entrega das medalhas do “Mérito Policial” e
“ José Matiniano de Alencar,” além de "promoções post mortem" de policiais militares.





domingo, 25 de maio de 2008

CASOS DO RONDA II

- 14/03/2008 - SD DO RONDA DISPARA ACIDENTALMENTE EM DELEGACIA
No 30º Distrito Policial (DP), no Conjunto São Cristóvão, a doméstica Francisca Teixeira da Silva, de 34 anos, e a adolescente C.S., de 16 anos, foram atingidas por estilhaços, após o disparo acidental da arma de um suspeito detido por policiais militares poucos momentos antes. Segundo a Polícia, no momento do disparo, a arma estava com o soldado PM do Ronda do Quarteirão, Davi Cavalcante Nascimento.
De acordo com informações de testemunhas, o policial manuseava o revólver calibre 38 do suspeito quando, de repente, a arma disparou, ferindo as duas mulheres. Elas foram socorridas para o hospital Frotinha de Messejana e, posteriormente, liberadas.
O fato aconteceu por volta das 23h30 de quinta-feira (13), pouco tempo depois da chegada ao 30º DP do rapaz identificado como Cristiano Teixeira da Silva, de 19 anos. Ele foi detido por policiais do Ronda do Quarteirão no bairro São Cristóvão sob a acusação de porte ilegal de arma em via pública.


- 30/12/2008 - MOTO DO RONDA ATROPELA CRIANÇA
Uma viatura Hilux e uma moto - que compõem a equipe(RONDA) - estavam fazendo patrulhamento no bairro do Curió. Segundo testemunhas, no final da Rua Nelson Coelho, a Hilux e a moto tentaram entrar juntas, à direita, na Travessa Torino.A moto acabou batendo em um veículo que estava parado bem próximo à curva e quebrou o portão de uma residência, invadindo a casa. O estudante Everton da Silva Lima, de 6 anos que brincava dentro de sua casa, acabou sendo atropelado. O pneu da moto ficou rodando e acabou queimando a criança no braço e nas costas. O garoto foi socorrido por outra viatura do Ronda, acionada pela Hilux que estava no local. Foi levado para a unidade de queimados, no Instituto José Frota (IJF), medicado e liberado ainda na mesma noite.NervosoSegundo familiares da criança, ´o policial que estava na moto ficou nervoso e não teve a iniciativa de socorrer a vítima, deixando a moto no local e correndo em direção à viatura´.Já o comandante do ´Ronda´, coronel Túlio Studart, afirmou que o socorro foi feito de imediato. ´Vai ser instaurado inquérito policial para apurar a responsabilidade no crime de trânsito e também será aberto um procedimento administrativo para sabermos se houve negligência ou imperícia por parte do PM´, afirmou o oficial.

- 21/04/2008 - RONDA FRUSTA SEQUESTRO DE UM ADVOGADO EM CAUCAIA
Quatro homens seqüestraram agora pela manhã um advogado na Rodovia Estruturante, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Os seqüestradores e a vítima estavam no veículo do advogado, uma Hilux preta.
No caminho, uma viatura do Ronda do Quarteirão passou pelo veículo. Assustados, os seqüestradores bateram o veículo em um poste e fugiram para o matagal.
Várias viaturas da polícia foram acionadas. Durante as buscas, um seqüestrador foi baleado e morreu nas proximidades do SESC Iparana. A polícia continua em busca dos outros homens. O advogado saiu ileso e passa bem.


- 22/02/2008 - RONDA ALGEMA E AGRIDE ADOLESCENTE
Familiares de um adolescente de 15 anos denunciam policiais do Ronda do Quarteirão de agressão e prestam queixa na Delegacia da Aldeota, em Fortaleza.
O caso teria acontecido na noite de terça-feira (19), quando o rapaz voltava de uma festa com amigos, no bairro Édson Queiroz. Ele teria sido confundido com um grupo de rapazes que teria feito um assalto na área. De acordo com familiares, exame feito no Instituto Médico Legal (IML) deve confirmar as marcas da violência sofrida.
"Se for comprovado, é um caso de excesso. Esses policiais defendem a lei e não são carrascos da sociedade", disse o coronel Túlio Studart, comandante do Ronda do Quarteirão.
Segundo a família da vítima, a rapaz teria sido algemado e levado preso na viatura do Ronda, mesmo dizendo que era menor. Além disso, teria apanhado de cassetete para confessar um assalto que não teria praticado. A pancadaria teria continuado, mesmo depois dos verdadeiros assaltantes terem sido presos e inocentado o rapaz.

CASOS DO RONDA

-17/04/2008 -
"Policiais do Ronda do Quarteirão se envolvem em mais um escândalo. Na noite desta quinta-feira(17/04/08), um adolescente de 16 anos foi executado em um matagal, no Conjunto João Paulo II, em Fortaleza. A família do jovem afirma que ele foi assassinado por policiais do programa. O camandante do Ronda do Quarteirão, coronel Túlio Studart, recebeu a denúncia e prometeu investigar o caso.
A mãe da vítima era acusada de praticar assaltos no bairro. Segundo a mãe, Maria Helena de Lima, o adolescente sofria ameaças e já tinha sido espancado por policiais no último sabádo.
Além dessa acusação, os policiais do Ronda já foram criticados por conta de outras ações.


- 19/03/2008 -
No último dia 19, uma viatura do programa(ronda) abordou um veículo suspeito. O motorista estaria sem documento e teria fugido. Durante a perseguição, o metalúrgico Francisco Jairo Fernandes de Souza foi baleado nas costas. A polícia afirma que houve troca de tiros, mas a família de Francisco Jairo diz que ele estava desarmado.

- 08/03/2008 -

No dia 8 de março, mais um caso envolvendo policiais do Ronda. Francisco Glayson da Silva, usuário de drogas, morreu dentro de uma viatura, na Pajuçara, em Maracanaú. Ele tinha sido preso por desacato à autoridade. Segundo familiares, ele tinha passado quatro horas algemado no xadrez do veículo. O laudo do IML indica que ele morreu por traumatismo craniano. O caso ainda está sendo investigado."

fonte: jornal DIARIO DO NORDESTE

sábado, 17 de maio de 2008

Condenados assassinos do PM CARVALHO


Em sentença prolatada na última sexta-feira, os réus foram apenados com 24 anos e meio de prisão em regime fechado

Após cinco meses do assassinato do policial militar Carlos Henrique de Carvalho Lima, 24, soldado do Ronda do Quarteirão, a Justiça cearense condena os acusados do crime. Na última sexta-feira, o juiz de Direito Antônio Giovani de Alencar, titular da Nona Vara Criminal da Capital, emitiu a sentença condenatória contra os três assaltantes responsáveis pelo crime.

José Erinaldo Sabino, 21; Cleilson Morais dos Santos, o ‘Ratinho’, 21; e Marcondes Alves de Lima, 18, foram sentenciados por crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Os dois primeiros receberam uma pena de 24 anos e seis meses de prisão em regime fechado. O terceiro foi apenado com 24 anos e sua condenação foi menor por ter confessado o crime, além de ser menor de 21 anos na época do assassinato.



O crime ocorreu no último dia de 2007, quando o soldado Carlos

Henrique, recém ingresso nas fileiras da Polícia Militar do Estado do Ceará, seguia de casa para seu primeiro dia de trabalho no patrulhamento das ruas. Ele guiava seu veículo, um Gol de placas HYI-3612 (CE), quando foi atacado pelos criminosos.

A tentativa de assalto ocorreu na Rua Professor Wilson Aguiar, a poucos metros da Academia de Polícia General Edgard Facó, no bairro Água Fria, onde o PM se juntaria a outros colegas de farda e, juntos, formariam uma patrulha para iniciar o policiamento.
Mas, no meio do caminho, ele foi atacado. Os assaltantes saíram inesperadamente de um matagal, jogaram pedras contra o carro do PM e este reduziu a velocidade.

Tiros foram disparados em direção ao automóvel. Um deles atingiu a cabeça do militar, que teve morte instantânea. Carlos Henrique tombou na direção do veículo, enquanto os criminosos fugiam novamente pelo matagal ali próximo.
Investigações realizadas pelo 26º DP (Edson Queiroz), com o auxílio do Serviço de Inteligência da própria PM e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) resultou na identificação e prisão dos três implicados.
O inquérito chegou à Justiça ainda em janeiro último, ocasião em que o promotor de Justiça, Domingos Sávio Amorim, ofereceu a denúncia, baseado em um elenco de provas, além da reconstituição (reprodução simulada) do assassinato - realizada quatro dias depois do crime - e a confissão do bandido que atirou contra o militar. Os três condenados já estão recolhidos em presídios distintos da Grande Fortaleza.

VÍTIMA
Militar foi morto no seu primeiro dia de serviço
O soldado Carlos Henrique de Carvalho tinha 24 anos
e havia ingressado, recentemente, nas fileiras da PM
para integrar a tropa do Ronda do Quarteirão.
Era casado e tinha um filho de 10meses


SD da PMTUR é preso após um assalto


O soldado da Polícia Militar, Marcos Roberto Ribeiro Mendes, 34 anos, há 11 anos na corporação e destacado, atualmente , na PMTur, foi preso e autuado em flagrante sob acusação de participação no roubo de uma moto, ocorrido na manhã de ontem, na Rua Manaus, no Henrique Jorge.Segundo a vítima do assalto, um jovem de 19 anos (identidade preservada), na manhã de ontem, por volta das 10 horas, ele estava parado em frente a residência de um amigo, quando foi surpreendido por um homem armado com um revólver. Conforme o relato da vítima, o homem, que estava vestido com uma camisa de cor laranja, chegou calmamente ao local. “Ele apontou o revólver e mandou que eu entregasse a moto e nada fizesse. Foi tudo muito rápido”, disse o rapaz.“Um vizinho, que também tinha visto o assalto alertou que tinha o homem tinha descido de um carro na outra rua”. A placa do veículo foi anotada pelo vizinho e entregue a vítima.Era o celta branco de placas JGF-5457, que pertence ao soldado Marcos Roberto. Imediatamente, o jovem acionou a patrulha do Ronda do Quarteirão da área, que começou as buscas pelo carro na região.O carro foi localizado pelos policiais e na hora da abordagem, segundo a Polícia, o militar se identificou como policial e seu comparsa, identificado como Francisco Jonas Andrade Albuquerque, 26 , que estava no carro com o soldado, conseguiu fugir do cerco da Polícia.Dentro do veículo, a Polícia encontrou uma camisa igual a que foi usada pelo assaltante. Na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Jonas foi reconhecido pela vítima por meio de fotografias como o assaltante. O PM acusado nega participação no roubo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PM invade casa e faz disparo


"´Vivi momentos de terror´, afirma a dona-de-casa Valda Souza da Silva. Ela teve a sua residência invadida, na noite de domingo (11), por um policial militar do Ronda do Quarteirão, identificado como Cleiton Pinho, 28 anos. Ele estaria irritado por ter sido denunciado por abuso sexual à menor I.F.C., 13 anos, neta da dona-de-casa.O PM chegou a disparar um tiro dentro da residência, localizada na Rua Madre Tereza de Calcutá, no Planalto Pici. Valda conta que foi tudo muito rápido. ´Armado e à paisana, ele chegou na rua e invadiu minha casa xingando a mim e a minha neta. Ele queria falar com ela. Eu estava sozinha e, então, corri e me escondi embaixo da cama. Então, ele atirou e fugiu´, disse a dona-de-casa, mostrando o cartucho deflagrado.Anteriormente, ela registrou pelo menos dois Boletins de Ocorrência (BOs) contra o policial por abuso sexual à neta I.F.C. Um exame realizado no Instituto Médico Legal (IML), de Fortaleza, atestou a violência. ´Parece que agora ele foi chamado para prestar declarações na Delegacia da Criança e resolveu tomar satisfações de arma em punho e fazendo ameaças de morte.´O policial militar do Ronda do Quarteirão é casado e tem um filho menor. Conforme a avó de I.F.C., Cleiton estaria mantendo um relacionamento com a menina há cerca de dois meses. A reportagem do Diário do Nordeste tentou manter contato com o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel Túlio Studart, para que ele falasse sobre o caso, mas o celular permaneceu desligado. Ontem, a dona-de-casa fez novo registro do 10º DP (Antônio Bezerra). O caso agora será levado ao Comando-Geral da PM e à Corregedoria da SSPDS. "

 
© 2007 Template feito por Templates para Você