sexta-feira, 4 de julho de 2008

Inteligência contra seqüestro

Policiais dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão concluem curso de investigação especial

Vinte e três policiais civis do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e do Maranhão concluíram, na última sexta-feira, um curso especial de investigação e operações de combate ao crime de extorsão mediante seqüestro. O evento - iniciado no dia 2 - foi idealizado e executado pela Divisão Anti-Seqüestro (DAS), da Polícia Civil do Ceará, sediada nesta Capital.

Os 23 alunos que concluíram o treinamento, entre eles, delegados das polícias civis norte-rio-grandense e maranhense, além de um agente do Grupo de Operações Especiais (GOE), de Pernambuco, passaram por módulos de investigação, interceptação, socorros urgentes, prática de tiros e resistência física. Outra parte do curso foi voltada para ação tática com utilização de armas curtas e longas, na localização, cerco e ‘invasão’ a local de cativeiro.

Participantes

A maioria dos participantes do curso já trabalha na área de seqüestro. Contudo, a reciclagem de conhecimentos e o conhecimento de novas técnicas de investigação tornam-se necessárias para os agentes policiais que atuam no combate a este tipo de crime. Os delitos de extorsão mediante seqüestros - com vítimas sendo arrebatadas e aprisionadas em cativeiro - exigem uma ação policial especializada.

Os instrutores do curso foram os delegados Jaime Paula Pessoa Linhares e Antônio dos Santos Pastor, titular e adjunto da DAS, respectivamente ; delegado Francisco Alves de Paula, diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, e os policiais civis (inspetores) Lázaro, Baracho e Sazinho.

Técnicas

Grande parte do curso foi dedicada a área de inteligência: levantamento de dados, perícia criminal, rastreamento telefônico, obtenção de provas no local de crime (varredura), análise e outros procedimentos utilizados no trabalho investigativo de crimes de seqüestro.

fonte: D.N (29/06/08)

1 comentários:

JOSCLAI disse...

o ultimo homem esta errado e quem observa a retaguarda?

 
© 2007 Template feito por Templates para Você